quinta-feira, 23 de maio de 2013

O ELEFANTE E A CORRENTE







CONTO BUDISTA( autoria desconhecida)

Conta-se que na Índia, certa feita, alguém perguntou a um homem que alimentava os animais de um circo, por que o elefante, um animal tão grande, ficava docilmente preso a uma frágil e enferrujada corrente, sendo que com pouco esforço poderia arrebentá-la.

O tratador respondeu que o caçador aprisiona os elefantes quando ainda são pequenos e indefesos bebês. Eles fazem muitos esforços, mas não conseguem fugir. A cena se repete por meses. Como as tentativas de fuga mostram-se inúteis, os elefantes envelhecem amarrados na conclusão de que nada mais pode ser feito...

Somos semelhantes a estes elefantes de circo! Temos uma força interior descomunal e estamos acorrentados a frágeis correntes, que com pouco de atitude poderiam ser quebradas. Desilusões e erros fazem parte da vida, , quando ainda somos ingênuos e sonhadores, lutamos para defender nossos sonhos, no entanto, muitas vezes esta luta aparenta ser infrutífera, então nesse momento somos aprisionados pelas armadilhas da negatividade. O processo de tentativa e erro é natural, assim, quem teme errar não sai de onde está.

“Eu não consigo!”, “já estou muito velho!”, “eu não me perdoo!”, “isto não é para mim!”, estes pensamentos correspondem a velhas e enferrujadas correntes. Verdadeiros gigantes estão acorrentados ao passado, aos velhos medos, ao pessimismo e aos preconceitos de sempre, que são algumas das correntes que costumam prender “elefantes” por décadas ou por toda uma existência.

Enquanto nossas intenções forem nobres, haverá certa santidade em nossos erros. O pessimismo e o remorso são velharias inúteis, destruindo a troco de nada a “essência da vida” que cada um de nós possui.

Quais são as suas estacas? que correntes você desistiu de romper apenas porque te convenceram de que você não podia?


Gentilmente enviado por Keila Abreu

2 comentários:

  1. Olá. Parabéns pelo blog. Estou seguindo ele. Siga o meu http//:gauchaopina.blogspot.com, se QUISER. Curta a minha página no Facebook também: http://www.facebook.com/BlogPlanetaCurioso?ref=hl . Até mais e obrigado. Um abraço. Estou buscando novos leitores para meu blog, e novos blogs para ler. Vamos fazer essa parceria.

    ResponderExcluir
  2. ok, carlos augusto, vou visitar seu blog!
    luisa

    ResponderExcluir

Seguidores

E- BOOK

E- BOOK

MANUAL PARA UM MONÓLOGO AMOROSO de Adriana Canova

Este link levará ao e-book que poderá ser baixado ou lido no próprio local gratuitamente. Para acessar o audio-book gratuitamente, click AQUI

BANDA KADMIO